A SUA FORMAÇÃO EM ABA É AQUI

Pós-Graduação Lato Sensu em Análise do Comportamento Aplicada

O curso de pós-graduação em ABA com foco em TEA responde a essa necessidade, proporcionando uma formação teórica e prática aprofundada. Além disso, o curso prepara os alunos para trabalhar em ambientes multidisciplinares, colaborando com famílias, educadores e outros profissionais da saúde.

Inscreva-se e não perca essa oportunidade!

Sobre o curso

Apresentamos o curso de Pós-Graduação em ANALISE DO COMPORTAMENTO APLICADA , fruto da colaboração entre o IBRABA e a UniCV, uma aliança única que promete preparar você para um percurso sólido dentro da ABA(Análise do comportamento aplicada). Este curso irá proporcionar uma formação abrangente e aprofundada em Análise do Comportamento Aplicada, capacitando os profissionais a atuarem de maneira eficaz e ética na intervenção e tratamento de indivíduos com TEA(Transtorno do Espectro Autista). A formação especializada em ABA não apenas melhora a qualidade de vida dos indivíduos com TEA, mas também oferece suporte crucial às suas famílias, promovendo um ambiente mais inclusivo e compreensivo. Profissionais bem treinados são capazes de desenvolver programas personalizados que abordam uma ampla gama de desafios comportamentais e educacionais, contribuindo para o desenvolvimento holístico dos indivíduos.

Programa do curso

Pré-requisito

Concluído uma graduação em áreas relacionadas às ciências humanas e sociais

12 meses

Formação com duração de 1 ano.

480 horas

Carga horária entre vídeos, materiais extra e avaliações

Introdução ao Transtorno do Espectro Autista (TEA)

A disciplina “Introdução ao Transtorno do Espectro Autista (TEA)” oferece aos alunos uma visão geral sobre o TEA, abordando a definição, história e prevalência do transtorno. Discute a etiologia, sintomas principais e diagnóstico precoce, com ênfase nos critérios diagnósticos estabelecidos pelo DSM-5. A disciplina também aborda os desafios enfrentados pelos indivíduos com TEA e suas famílias, bem como as principais abordagens de intervenção.

Neuroplasticidade e Desenvolvimento Humano

A disciplina “Neuroplasticidade e Desenvolvimento Humano” examina a capacidade do cérebro de se reorganizar e adaptar ao longo da vida, abordando a neuroplasticidade. Explora como essa plasticidade cerebral influencia o desenvolvimento humano, com foco nas habilidades de resolução de problemas, acadêmicas e de intervenção. Discute estudos de caso e avanços científicos na área, proporcionando aos alunos uma compreensão profunda da importância da neuroplasticidade.

Conceitos Básicos de
Análise do Comportamento Aplicada (ABA)

A disciplina “Conceitos Básicos de Análise do Comportamento Aplicada (ABA)” aborda os princípios fundamentais da ABA, explorando conceitos como comportamento operante e respondente, esquemas de reforçamento, contingências e operações motivadoras. Proporciona uma base teórica sólida para a aplicação prática da ABA em diversos contextos, preparando os alunos para desenvolver intervenções eficazes.

Avaliação Comportamental

A disciplina “Avaliação Comportamental” capacita os alunos nas técnicas de avaliação comportamental, abordando a leitura, interpretação e produção de gráficos, mensuração de comportamentos e elaboração de relatórios. Ensina como aplicar essas técnicas para avaliar de forma precisa os comportamentos e desenvolver intervenções eficazes.

Interpretação do VB-MAPP/ABLLS-R e sua Aplicação

A disciplina “Interpretação do VB-MAPP/ABLLS-R e sua Aplicação” explora os instrumentos VB-MAPP e ABLLS-R, abordando sua estrutura, aplicação, interpretação de resultados e planejamento de intervenções. Ensina como utilizar esses instrumentos para avaliar e desenvolver programas educacionais e terapêuticos para crianças com TEA.

Gestão de Comportamentos Interferentes

A disciplina “Gestão de Comportamentos Interferentes” aborda técnicas de gestão de comportamentos prejudiciais, incluindo avaliação, intervenção, modelagem, encadeamento, economia de fichas e estratégias de extinção. Capacita os alunos a aplicar essas técnicas para melhorar o comportamento de indivíduos com TEA.

Intervenção Precoce

A disciplina “Intervenção Precoce” destaca a importância da intervenção precoce no TEA, abordando métodos, estratégias e desafios na implementação de programas de intervenção precoce. Proporciona aos alunos conhecimentos sobre como desenvolver e aplicar intervenções eficazes para crianças pequenas com TEA.

Estratégias de Ensino e Intervenção / Repertório Escolar

A disciplina “Estratégias de Ensino e Intervenção / Repertório Escolar” foca no desenvolvimento de habilidades de ensino e intervenção, abordando estratégias individualizadas, em grupo, acadêmicas e sociais. Proporciona aos alunos técnicas para aplicar ABA no contexto escolar, promovendo a inclusão e o desenvolvimento educacional de crianças com TEA.

Intervenção Focada em Adolescentes e Adultos

A disciplina “Intervenção Focada em Adolescentes e Adultos” aborda técnicas específicas para a intervenção em adolescentes e adultos com TEA, incluindo habilidades sociais, de vida diária e profissionais. Ensina como aplicar ABA para promover a independência e qualidade de vida desses indivíduos.

Habilidades Sociais e de Vida Diária no Autismo

A disciplina “Habilidades Sociais e de Vida Diária no Autismo” foca no ensino de habilidades sociais e de vida diária, abordando a importância das interações sociais, estratégias de ensino e intervenções para promover a independência dos indivíduos com TEA. Capacita os alunos a desenvolver programas que incentivem a autonomia e participação ativa na sociedade.

Inclusão e Direitos da Pessoa Autista

A disciplina “Inclusão e Direitos da Pessoa Autista” aborda a promoção da inclusão e dos direitos das pessoas com TEA, discutindo alfabetização, letramento, adaptações curriculares e colaboração entre terapeutas, escola e família. Proporciona aos alunos conhecimentos sobre as políticas públicas e práticas educativas que favorecem a inclusão.

Ética e Discussão de Casos

A disciplina “Ética e Discussão de Casos” aborda os princípios éticos na prática de ABA, incluindo consentimento informado, confidencialidade, formação continuada, análise de risco/benefício e discussão ética de casos clínicos. Proporciona aos alunos um entendimento profundo das responsabilidades éticas e das melhores práticas na intervenção comportamental.

Faça o Download do Programa Completo

Fique por dentro dos detalhes de cada disciplina, do nosso método de ensino e dos nossos modelos de avaliação.

O que você precisa saber sobre o seu curso

Recursos

Acesso a vídeo-aulas gravadas, aulas ao vivo, ebook, estudo de caso e muito mais.

100% on-line

Aulas totalmente online para você estudar no seu tempo, onde e quando quiser.

Teoria na prática

Aplique o aprendizado em situações reais com nossos estudos de caso e conteúdos interativos.

Aulas dinâmicas

Participação em aulas ao vivo, com interação constante entre professores, alunos e convidados.

Tutoria on-line

Suporte e monitoria online para tirar suas dúvidas a qualquer momento.

Reconhecimento

Obtenha seu certificado ao final do curso, elevando sua formação acadêmica e profissional.

Coordenação do curso

Professor Marcio Costa

Especialista em Análise do comportamento Aplicada

Possui graduação em enfermagem pela Escola de enfermagem da Fundação Técnico Educacional Souza Marques (1991). Pós Graduado em Análise do Comportamento Aplicada(ABA), Pós Graduado em Enfermagem do trabalho, Pós graduado em Unidade de Terapia Intensiva, Pós graduado em Docência do Ensino Superior em Enfermagem, Mestre em gestão e auditorias ambientais.

Para quem este curso é indicado?

Vantagens de ser aluno

Certificações

Após a conclusão do curso de Especialização em Análise do Comportamento Aplicada, que possui uma carga horária total de 480 horas distribuídas ao longo de 12 módulos mensais, os alunos receberão um certificado de especialização emitido pela UniCV – Universidade Cidade Verde. Este certificado atesta que o profissional completou com sucesso todas as exigências do curso, demonstrando competência técnica e prática em Análise do Comportamento Aplicada ABA. A certificação é reconhecida e valida a qualificação do profissional para atuar de maneira eficaz na análise do comportamento aplicada ABA, atendendo às exigências do mercado.

Validado pelo MEC

Sua Pós em uma faculdade nota destaque no MEC.

Certificado de conclusão

Ao final do curso.

Conteúdo, material didático, tutoria, pedagógico, secretaria, comercialização e financeiro:

Diplomação:

Alunos formados
+ de 0

Polos em todo o Brasil

+ de 0

Países

Presença em 0

Na avaliação do MEC

Nota 0

Aprenda com os melhores professores

Maithe Rocha

Especialista

Pós graduada em Análise do Comportamento voltada para o Autismo e outras Neurodivergências pelo IBAC, Capacitação para atendimento a autistas adultos pela Atitude Cursos, psicóloga formada pela Universidade de Taubaté. Experiência na área de atendimento clínico e domiciliar com crianças e adultos neurodivergentes, principalmente autistas.

Maria Inah de Almeida Freita

Mestre

Mestre em Ciências Humanas da Universidade do Estado do Amazonas ( PPGICH- UEA), estudou como Bolsista do Fundo de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasFAPEAM (2020) .Possui graduação em Psicologia pela Universidade Salvador (2012) . Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social e Psicologia Escolar. Atualmente é Psicóloga no consultório Aline Lima Reabilitação Neurológica Infantil na cidade de Taubaté- SP.

Samuel Quinto Feitosa

Mestre

Como professor adjunto no IBRAPSI – Instituto Brasileiro de Psicanálise, combino minhas duas paixões pela neurociência e música para abordar temas como saúde mental, gestão emocional e saúde pública. Tenho mais de cinco anos de experiência como diretor musical na Igreja Batista Nações Unidas em São Paulo, onde dirijo, componho, produzo e executo música para diversos públicos e ocasiões.

Márcio Costa

Especialista

Possui graduação em enfermagem pela Escola de enfermagem da Fundação Técnico Educacional Souza Marques (1991). Pós Graduado em Análise do Comportamento Aplicada-ABA, Pós Graduado em Enfermagem do trabalho, Pós graduado em Unidade de Terapia Intensiva, Pós graduado em Docência do Ensino Superior em Enfermagem.

Christiane Dominique

Especialista

Formada em psicologia pela Faculdade Anhanguera Educacional. Registro no conselho de psicologia do Estado de São Paulo, sob número 06/183436. Formada em Equoterapia na 9ª cavalaria da Polícia Militar de São Paulo (terapia com equinos, voltada para pessoas com autismo), pela ANDE BRASIL – AGÊNCIA NACIONAL DE EQUOTERAPIA. Pós graduanda em Análise do Comportamento pela instituição FaVENI. Pós graduanda em Neurociência pela PUC PR.

Invista na sua carreira e faça a diferença! Torne-se um educador de excelência e transforme o futuro na pós-graduação em Análise do Comportamento Aplicada.

Perguntas Frequentes

Profissionais graduados ou no último ano de graduação em áreas como Psicologia, Pedagogia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, entre outras.

Por ser lato sensu, não é necessário o registro no e-MEC, mas o certificado é amplamente aceito no mercado de trabalho.

O curso tem duração de 12 meses, com 480 horas distribuídas em 12 módulos mensais.

Sim, todo o conteúdo é disponibilizado em uma plataforma online, permitindo flexibilidade no estudo.

O estágio não é obrigatório, mas altamente recomendado para ampliar sua experiência prática.

Sim, os alunos contam com mentoria, feedback personalizado e acompanhamento contínuo.

Sim, o curso inclui estudos de caso, projetos aplicados e simulações.

Sim, os materiais didáticos, incluindo videoaulas, podem ser acessados repetidamente na plataforma.

Formar profissionais capacitados em ABA para atuar de maneira ética e eficaz com pessoas com TEA.

O TCC é opcional, mas incentivado para aprofundar os conhecimentos e fortalecer seu aprendizado.

Oportunidade: Desconto de R$ 200,00 na mensalidade para pagamentos em dia

12x de R$ 199,90

12x de R$ 399,90

Desconto para pagamento à vista disponível de 10% no Pix e 5% no cartão de crédito à vista. Consulte os nossos especialistas.

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?